page view

Seria incapaz de ser actriz sem formação

Três horas para compor o penteado, uma temperatura de 40 graus centígrados e dois sonetos de Camões na ponta da língua. São estas as recordações mais fortes de Paula Lobo Antunes do primeiro dia de gravações da novela ‘A Escrava Isaura’, ‘remake’ produzido pela brasileira Rede Record.

20 de maio de 2005 às 00:00

“Estava nervosa mas muito segura do meu texto, era a única coisa a que me podia agarrar. Toda a gente corria de um lado para o outro, não tinham tempo para me dar atenção. E o calor era insuportável”, lembra a actriz.

Agora, a esta distância, já consegue sorrir mas não foi fácil a integração. Além de nunca ter feito novelas, Paula Lobo Antunes chegou ao Brasil já ‘A Escrava Isaura’ ia a meio das gravações, Aurora, a sua personagem, mudou de uma vilã para uma heroína cheia de boas intenções e ainda teve que adaptar os seus diálogos para um Português menos “abrasileirado”. Ainda assim e feitas as contas a dois meses e meio de trabalho, não se arrepende de ter aceite este convite: “Foi uma experiência inesquecível e aprendi imenso”.

Filha do médico João Lobo Antunes, Paula, de 29 anos, licenciou-se em Biologia Médica na Escócia e estava prestes a matricular-se em Medicina quando a brochura de uma escola de teatro lhe chamou a atenção: “Sempre tive o desejo de me tornar actriz mas achava que não era possível porque era muito envergonhada”. Em menos de nada, mudou-se para Londres para estudar teatro. Durante três anos, Paula Lobo Antunes fez o que pode para vencer a timidez. “No primeiro semestre, nem conseguia ficar de pé, à frente dos colegas mas, depois, disseram-me que tinha que dar mais de mim e comecei a esforçar-me. Queria muito aprender”.

Hoje, se há alguma coisa de que não se arrepende é deste esforço: “Seria incapaz de ser actriz sem esta formação. Só talento não chega”.

ORIGINAL GRAVADO EM 1976

'REMAKE' DE UM GRANDE SUCESSO

Filmada em 1976, ‘A Escrava Isaura’ foi um dos maiores sucesso da TV Globo, exportada para 79 países. Com Lucrécia Santos e Rubens de Falco nos papéis principais, a telenovela foi exibida em Portugal em 1978. Neste ‘remake’, a Rede Record quis superar o original. Apostou em novas tecnologias e num guarda-roupa sumptuoso. Bianca Rinaldi é a nova protagonista. Paula Lobo Antunes assume Aurora, a aristocrata europeia.

Formato: Telenovela

Autor: Bernardo de Guimarães

PAULA LOBO ANTUNES

Nasceu em Nova Iorque e estudou representação em Londres. Após várias peças de teatro, veio passar uma semana a Portugal e entrou em contacto com Moita Flores que lhe ofereceu o papel de Clara na série ‘João Semana’ (RTP1).

Já não seguiu para Nova Iorque como era a sua intenção. “Um actor nunca consegue planear muito a sua vida. E eu quero é representar, seja em Portugal, nos EUA ou no Brasil”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8