page view

Caça no terreno livre limitada a três regiões

A abertura da época venatória – que se inicia amanhã com a caça ao pombo, rola, pato e outras espécies aquáticas – está envolta em mais uma polémica. Os caçadores do regime livre, que há duas semanas denunciaram à Procuradoria-Geral da República a existência de duas dezenas de coutadas ilegais, dizem agora que o Ministério da Agricultura quer acabar com a caça nos terrenos não-ordenados com a limitação das áreas.

14 de agosto de 2009 às 00:30

A dois dias de se iniciar a época, os cerca de cem mil caçadores do regime livre ficaram a saber que poderão apenas atirar às espécies migratórias no Alentejo, Ribatejo e Estremadura, que correspondem às regiões cinegéticas número três e quatro. De fora ficam Trás-os--Montes, Algarve e as Beiras.

'Temos recebido muitas queixas de caçadores que não foram contemplados pelo edital, publicado inadmissivelmente a dois dias do começo da caça. As pessoas dizem-se enganadas porque tiraram as licenças para a região onde residem e agora não podem lá caçar', refere Eduardo Biscaia, da Federação Nacional de Caçadores e Proprietários.

Este dirigente considera incompreensíveis estas 'decisões contra a caça no terreno livre', que têm levado à diminuição do número de caçadores e à crise no sector, sobretudo nos proprietários das lojas de artigos de caça. 'Muitos fecharam os comércios porque deixaram de vender armas, munições e outros acessórios. Há quatro anos existiam 260 mil caçadores com licença e agora há cerca de 130 mil, muito por culpa da redução da área de caça nos terrenos não-ordenados', frisou.

Em 2008, a caça no terreno livre foi permitida em todo o País, excepto na região número um (Trás-os--Montes). Para 2009/2010, a zona dois (Beira Litoral e Beira Baixa) e cinco (Algarve) saíram da lista .

O CM contactou o Ministério da Agricultura, mas até ao fecho desta edição não obteve qualquer esclarecimento.

REGRAS

ABATE DE ESPÉCIES

Cada caçador poderá abater por dia 50 pombos torcaz e bravo, dez rolas e outros tantos patos.

HORÁRIO LIMITADO

A caça aos pombos é permitida desde uma hora antes do nascer do sol até uma hora depois do pôr-do-sol.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8