page view

Especialista defende que nova super variante é "inevitável" e deverá ser mais perigosa que a Delta

Imunologista diz que nova variante deverá surgir no próximo ano e as vacinas terão de ser atualizadas nos próximos anos.

23 de agosto de 2021 às 20:39

Uma nova "super variante", pior que a Delta, poderá emergir já no próximo ano. De acordo com o imunologista Sai Reddy, as pessoas não vacinadas poderão ser potenciais "supercontagiadores" que levarão à 'Covid-22'. 

"A Covid-22 poderá ser pior do que o que estamos a experienciar agora", defende o especialista. 

Como tal, a vacinação contra o vírus deverá ter de ser regular e atualizada anualmente, "provavelmente para o resto das nossas vidas", alerta o imunologista Sai. 

O cientista, em entrevista ao jornal suíço Blick, explica que devido à variante Delta, isto "não é mais Covid-19" e alerta que qualquer pessoa que se recuse a ser vacinado vai ser eventualmente infetado pelo vírus.

"A carga viral da Delta é tão grande que qualquer pessoa que não tenha sido vacinada e esteja infectada com a variante pode ser um supercontagiador", continuou.

Reddy explica ainda que todas as crianças devem ser vacinadas porque há evidências suficientes de que as vacinas não são uma ameaça para menores de 12 anos.

O especialista prevê ainda um aumento de casos no outono que pode levar alguns países a reimplementar medidas restritivas para conter surtos. 

"É por isso que temos que nos preparar para várias vacinas nos próximos anos, que estão constantemente a ser adaptadas a novas variantes", explica.

Reddy descreve o vírus e o sistema imunológico como "como dois dançarinos" em que um se move e o outro reage. "Vamos dançar com o vírus por muito tempo. Provavelmente por anos, talvez pelo resto de nossas vidas", conclui.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8