page view

Brasil: Assassinado líder camponês Adelino Ramos

O líder camponês Adelino Ramos, conhecido como "Dinho" e um dos sobreviventes do massacre de Corumbiará em 1995, foi assassinado sexta-feira no estado de Roraima e é a terceira pessoa morta esta semana em conflitos de terras na Amazónia. <br/>

28 de maio de 2011 às 11:09

"Dinho", que em Agosto de 1995 sobreviveu ao ataque em que morreram 12 pessoas, entre camponeses e crianças, às mãos de um comando de supostos paramilitares, foi assassinado quando vendia produtos horticulas no bairro Vista Alegre do Abuna, em Porto Velho, capital de Rondonia.

Segundo a organização católica Pastoral da Terra, o camponês foi baleado por atiradores que se faziam transportar num motociclo.

"Dinho" tinha denunciado recentemente exploradores ilegais de madeira nos estados do Acre, Amazónia e Rondonia e apelava à instalação de acampamento de camponeses sem abrigo.

A denuncia levou as autoridades brasileiras à apreensão de madeira e gado em zonas preservadas, acrescentou a organização católica.

Adelino Ramos já tinha denunciado várias ameaças de morte que lhe eram feitas.

Na terça-feira, no estado do Pará, foi assassinado a tiro o casal José Claudio Ribeiro da Silva e María do Espírito Santo, reconhecidos ambientalistas da região e antigos dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem terra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8