page view

Autoridades desmantelam acampamentos ciganos em Paris

Autoridades francesas desmantelaram esta quinta-feira acampamentos de imigrantes de etnia cigana com cerca de 350 pessoas, nos arredores de Paris, noticiou a imprensa internacional.

20 de setembro de 2012 às 17:17

Os três acampamentos desmantelados encontram-se nos subúrbios orientais de Champs-sur-Marne, Chelles e Bussy-Saint-Georges e tinham "higiene e condições sanitárias extremamente limitadas para os habitantes e aqueles que vivem ao seu redor", segundo um comunicado oficial da autarquia local.

Os funcionários locais disseram que os três campos abrigavam cerca de 150 pessoas. Romani Gerland, um funcionário de uma organização não-governamental, disse que pessoas dos campos "sofrem de sérios problemas de saúde".

Um outro acampamento foi desmantelado perto de Saint-Ouen-L´Aumone, no noroeste dos subúrbios de Paris, e abrigava 200 pessoas.

O Governo francês estima que 15 mil ciganos vivem em acampamentos improvisados e estão, muitas vezes, ilegais no país, sendo originários sobretudo da Roménia e da Bulgária.

A política francesa de fechar acampamentos e repatriar as pessoas de etnia cigana com 300 euros para cada para os seus países de origem tem sido amplamente criticada.

Os críticos dizem que os ciganos usam o dinheiro para comprar passagens de retorno para França. A alta comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, expressou sua preocupação com o desmantelamento forçado dos campos de imigrantes ciganos na França.

A Roménia, um dos dois países mais pobres da União Europeia, tem a maior concentração de pessoas de etnia cigana na Europa, 620 mil de acordo com o censo oficial mais recente, mas os grupos de direitos humanos locais dizem que são mais de dois milhões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8