page view

SEITA DE MEL GIBSON TEM CASA EM FÁTIMA

A apenas dois quilómetros de Fátima, em Aljustrel, existe uma casa popularmente conhecida por “Casa de Mel Gibson”. Isto porque no lugar consta que, em tempos, tanto o famoso actor como o seu pai a teriam visitado por mais de uma vez.

12 de março de 2004 às 00:00

Trata-se de uma ampla habitação rural, de um só piso, situada a pouca distância da casa onde nasceu a vidente Lúcia. O seu proprietário é o brasileiro Arai Daniele, um ‘sedevacantista’ (ver apoios) que vive a maior parte do tempo em Roma. Comprou-a e restaurou-a há 15 anos e deu-lhe o nome de Casa de Nazaré.

A intenção de Arai Daniele era instalar ali um seminário tradicionalista, mesmo na área de influência de Fátima. Este teria como líder o arcebispo suíço Marcel Lefebvre, que se notabilizou pelas suas posições contrárias às deliberações do Concílio Vaticano II, e que veio a ser excomungado por João Paulo II por proceder a ordenações sem o consentimento da Santa Sé.

No entanto, a Casa de Nazaré nunca chegou a albergar o seminário devido a divergências com o arcebispo suíço, por este “reafirmar a sua confiança no Papa, ainda que sem concordar com a sua orientação”, revelou ao CM Carlos Evaristo, um reconhecido investigador na área de temas relacionados com a problemática de Fátima.

CAPELA PRIVADA E FRESCOS

A Casa de Nazaré está dotada de uma capela privada dedicada a Nossa Senhora da Nazaré, com frescos que representam as aparições do Anjo da Paz aos pastorinhos de Fátima em 1916. Outro grande fresco apresenta uma cena apocalíptica sobre o terceiro segredo de Fátima, muito gravoso para a Igreja de Roma.

Segundo Carlos Evaristo, “esta capela é para os crentes ‘sedevacantistas ‘uma presença ou testemunho visível da sua posição em Fátima, e um lugar de partilha e oração da fé católica que os une.”

CISMÁTICOS

Os chamados “sedevacandistas” são um movimento católico considerado “cismático” pelo Vaticano. São assim designados por considerarem que a “sede de Pedro se encontra vacante” (vazia) desde a morte do Papa Pio XII, em 1958.

NÃO AO MODERNISMO

Os membros do movimento defendem que a Igreja, sobretudo a partir do Concílio Vaticano II, “perdeu as suas raízes essenciais”, pelo que lutam pelo regresso da Eucaristia à língua vernácula, o latim. Também condenam todo o modernismo e orientações ecuménicas da Igreja de Roma.

O PAI GIBSON

O pai de Mel Gibson, Hutton Gibson, já octogenário, pertence há longos anos a este movimento, que nos EUA tem o nome “The True Catholic Church” (A Verdadeira Igreja Católica). É autor do livro “Is the Pope Catholic?”(É o Papa Católico?), que teve ampla difusão em vários países.

MEL FINANCIADOR

Mel Gibson financiou uma igreja ‘sedevancatista’, a Capela da Sagrada Família, na cidade norte-americana de Malibu, onde o actor e a sua numerosa família assistem regularmente à missa em latim e sem qualquer referência a João Paulo II. Hutton Gibson desloca-se a esta igreja com frequência, de modo particular aos domingos, como diz, “à missa verdadeira”, fazendo centenas de quilómetros entrea cidade de Cyprus, onde vive, e Malibu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8