“O amor é aquilo que nos salva sempre”: Pedro Chagas Freitas lança novo romance
‘O Hospital de Alfaces’ foi esta quarta-feira lançado. História nasceu do internamento de Benjamim, menino que emocionou o País.
Um livro para refletir sobre “o efémero da vida” e de “como o amor nos salva” em todos os momentos. É este o cartão de visita de ‘O Hospital de Alfaces’, o novo romance do escritor Pedro Chagas Freitas, nascido da sua própria história real - a dor de um pai que esteve quase a perder um filho - e que esta quarta-feira foi apresentado na Fundação do Gil, Lisboa.
Há poucos meses, o País comoveu-se através das redes sociais com a doença de Benjamim, o filho único de Pedro Chagas Freitas, de seis anos, que sofre de uma doença rara e no ano passado foi submetido a um transplante de fígado urgente. Desde que tornou pública a necessidade de encontrar rapidamente um dador, o escritor partilhou a angústia da espera, os avanços e os recuos da doença em ‘posts’ quase diários, mobilizando uma onda de solidariedade inimaginável. O País chorou com este pai e talvez tenha também aprendido uma lição. “Dizemos sempre que devemos dar atenção àquilo que é verdadeiramente importante, mas deixamos sempre tudo para depois. Todos nós. E disso que este livro fala. Quando passamos a viver dentro de um hospital, poder ir dar um passeio ao ar livre ou brincar com os nossos filhos no parque, percebemos que era tudo o que precisávamos para sermos felizes”, conta ao CM.
Das reflexões motivadas pela longa passagem de Benjamim e dos pais pelo hospital nasceu assim um livro que é, na verdade, uma história de três gerações: avô, pai e filho, cujos caminhos se entrelaçam em momentos tocantes, tendo sempre “uma alface como metáfora inesperada para muitas coisas”. “Uma alface porque tentei colocar alguma magia na realidade. É ela a luz que nos faz falta na rotina dos nossos dias e, sobretudo, nos momentos mais complicados. Isso e o amor, que é o que nos salva”, explica Chagas Freitas. A edição é da Oficina do Livro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt